Voltar

À procura do cão ideal?

por:Joana Rita (sou praticante da adopção de animais, com a sensação de que são sempre eles a adoptar-me)

À procura do cão ideal? Num processo de adopção são vários os critérios que pesam na escolha do cão. O ideal seria podermos levar connosco o cão com o qual criámos aquela empatia, trocámos aquele olhar – sim, como se fosse amor à primeira vista. Nem sempre é possível: pelo tamanho do cão, pelas suas exigências específicas, pela casa que temos, pela vida profissional ou familiar.

É fundamental que a adopção tenha em conta o estilo de vida da família que o vai acolher. Por exemplo, se um dos membros da família gosta de correr e de actividades ao ar livre, um cão jovem e cheio de energia será o ideal para o acompanhar.

Se estamos a falar de uma pessoa sénior, aposentada, talvez um cão sénior possa ser a melhor companhia: os séniores são adoráveis e capazes de amar, tanto como um cachorro.

Há crianças na família? Vamos procurar um cão que seja um bom companheiro de brincadeira. Um cachorro, talvez?

Relativamente ao espaço físico da casa: apartamento, moradia, varanda, quintal. Todos estes “pormenores” pesam na escolha do cão. A verdade é que já fui surpreendida com adopções improváveis: um cão com porte de um serra da estrela a viver num apartamento. E resulta? Sim, pode resultar. Haja compreensão da parte da família para aceder a algumas necessidades e adaptar hábitos de vida ao novo amigo. À procura do cão ideal?

Pesam também aspectos financeiros: afinal, ter um cão na nossa vida significa alguma despesa. Há lugar a desparasitações, às vacinas obrigatórias, banhos, tosquias, além da alimentação diária. Também há os imprevistos relacionados com a saúde, que podem abalar o orçamento familiar.

Encontrar o cão ideal não será tarefa fácil: talvez o cão ideal não exista, assim perfeito e com uma luz de néon a apontar para ele. Garanto-vos que o companheiro para a vida pode existir. Às vezes esperam meses, ou mesmo anos, num albergue ou canil à espera do seu humano para a vida. Quando isso acontece, são duas vidas que mudam, para melhor, em meros instantes.

joana-e-fred

Joana Rita Sousa

Filósofa, Professora de Filosofia, Jornalista, Social Media expert e Blogger. Autora do blog All About Little Lady Bug onde escreve sobre tudo um pouco e onde frequentemente encontramos publicações em torno da sua paixão por animais, espelhada na sua acção como voluntária da UPPA – União Para a Protecção dos Animais.

O Intermarché fez-lhe o convite para que partilhasse consigo um pouco da sua experiência sobre o mundo dos animais, que sempre fez parte da sua vida.

O autor não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Partilhar
Facebook Twitter Mais