Voltar

Encontrei um animal perdido – e agora?

por:Joana Rita (sou praticante da adopção de animais, com a sensação de que são sempre eles a adoptar-me)

Encontrei um animal perdido – e agora? A situação é comum e é preciso saber lidar com ela. Afinal, há entidades cuja missão é ajudar quem encontra um animal perdido, na rua, na estrada, onde quer que seja.

Tratando-se de um cão, o primeiro passo é levar o animal a um veterinário para que possa ser verificada a existência de chip para localização do tutor. Nem todos os animais têm chip, é certo, mas este deverá ser o primeiro passo. Em alternativa, contactar a GNR, através do SEPNA, para que possam verificar a situação do chip e encaminhar o animal, caso não consigam localizar o tutor.

Há uma plataforma muito útil para identificar animais perdidos: https://www.encontra-me.org. Podemos colocar fotografias do animal e esperar que o seu tutor ande por lá, à sua procura.

Sei de histórias verdadeiramente incríveis, de cães que se perdem e que são encontrados meses depois, já longe de casa. Há histórias tristes de animais que foram abandonados e que, por isso, acabam num canil ou numa associação à espera de uma segunda oportunidade. Encontrei um animal perdido – e agora?

O Verão é uma altura do ano “rica” em abandono: as pessoas vão de férias e acabam por abandonar o cão ou o gato. É cruel? É. E acontece? Sim, acontece. Para mim e para o leitor este comportamento é algo que ultrapassa os limites do razoável. A adopção de um animal tem que ser algo pensado para os vários momentos da nossa vida, incluindo as férias. Temos quem nos possa ajudar nesse momento? Temos condições para pagar um hotel, por exemplo? Se as respostas são negativas, talvez não possamos adoptar um animal, acolhê-lo na nossa casa. E não há mal nenhum nisso: conheço imensos voluntários, na UPPA, que assumem o voluntariado com cães precisamente por não terem condições para assegurar uma adopção. Há muitas formas de ajudar, de estar presente na vida de um animal e de fazer diferença.

Contactos GNR – SEPNA:

Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA)
Largo do Carmo 1200-092 Lisboa
Tel: 213 217 291/2
Linha SOS : 808 200 520
Email: sepna@gnr.pt / dsepna@gnr.pt

joana-e-fred

Joana Rita Sousa

Filósofa, Professora de Filosofia, Jornalista, Social Media expert e Blogger. Autora do blog All About Little Lady Bug onde escreve sobre tudo um pouco e onde frequentemente encontramos publicações em torno da sua paixão por animais, espelhada na sua acção como voluntária da UPPA – União Para a Protecção dos Animais.

O Intermarché fez-lhe o convite para que partilhasse consigo um pouco da sua experiência sobre o mundo dos animais, que sempre fez parte da sua vida.

O autor não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Partilhar
Facebook Twitter Mais