antonio-polaroid

Javali estufado com castanhas(6 pessoas)

Ingredientes:

Para o javali:
2,5 kg Javali (carne limpa)
2 garrafas de vinho tinto (1 garrafa para marinada e 1 garrafa para o estufado)
1 kg de castanhas
2,5 dl azeite
3 cebolas médias
1 cabeça de alhos
Folhas de louro (qb)
Pimenta (qb)
Sal (qb)
Colorau (qb)

Para o puré de maçã:
1 kg de maçãs reinetas descascadas e cortadas em pedaços
Sumo de meio limão
50g de manteiga
180 ml de água

Preparação:

Corta-se o Javali em pedaços pequenos e juntam-se 2 cebolas picadas, alhos picados, vinho tinto (1 garrafa), pimenta, folhas de louro, colorau e sal. Envolve-se bem a carne nestes ingredientes e deixa-se no frigorífico a marinar 24h.

Num tacho coloca-se o azeite e uma cebola picada e deixa-se refogar, quando a cebola estiver refogada deita-se a marinada num tacho e deixa-se cozinhar cerca de duas horas. Durante estas duas horas vai-se juntando vinho tinto de forma a não secar. Quinze minutos antes do estufado estar pronto retifica-se o sal e juntam-se as castanhas.

Entretanto, enquanto o javali está ao lume a estufar, prepare o puré de maçã que servirá de acompanhamento ao estufado de javali com castanhas.

Preparação do Puré de Maçã:
Depois de descascadas, regue as maçãs com o sumo de limão. Numa caçarola junte a água e as maçãs. Tape e deixe cozinhar em lume brando aproximadamente 30 minutos até a maçã desfazer-se. Depois da maçã bem cozida, reduza a puré. Junte a manteiga, mexa e deixe cozinhar mais alguns minutos em lume brando.

 

António Fialho

Quando a caça é uma questão de fé

António Fialho, para além de grande cozinheiro é um caçador aficionado. Amante da natureza, invoca a caça como uma lição de vida e sublinha que o verdadeiro caçador é aquele que respeita a vida selvagem. A mão para a cozinha vem dos seus tempos de estudante quando cozinhava para os amigos. Juntando a paixão pela caça, António começou a fazer petiscos para os grupos de caçadores que acolhe em sua casa, altura em que dá largas ao seu gosto pela gastronomia. A receita de javali estufado com castanhas é o prato que melhor representa estes dois lados da sua vida.

Saiba mais sobre este projeto AQUI:
Partilhar
Facebook Twitter Mais