manuelm-polaroids

Boletus edulis/pinophilus salteados com bife de alcatra (receita para 6 pessoas)

Ingredientes:

6 bifes de alcatra;
500 gr. Cogumelos Boletus edulis/pinophilus;
Alho (2 cabeças);
Pimenta preta;
Vinho Branco;
Azeite virgem extra q.b.;
sal q.b.

Preparação:

Limpar e fatiar previamente os cogumelos. Reservar. Numa frigideira com azeite deixar alourar o alho e colocar os cogumelos. Temperar com sal a gosto, pimenta preta e regar com meio copo de vinho branco, mexendo constantemente de modo a não pegar, durante 10 minutos.

Em simultâneo, prepare os bifes, tempere-os com sal e frite-os com um pouco de azeite.

Sirva os bifes acompanhados com os boletos e uma salada.

 

 

Manuel Moredo

No País das Maravilhas

Estamos na terra encantada dos cogumelos, na Bemposta, Mogadouro, e o contador de histórias chama-se Manuel Moredo, um perito em cogumelos. O mundo dos cogumelos é uma paixão de família. Desde pequeno que Manuel os apanha e já na idade adulta, depois de trabalhar no Parque Natural de Montesinho, associou-se à Pantorra, uma associação que estuda e promove o conhecimento dos cogumelos. Passear, percorrer muitos quilómetros a pé na Primavera e no Outono, épocas por excelência dos cogumelos, é um luxo de quem tem o campo por perto mas que faz parte do trabalho. De cesto na mão, pé ante pé, vagarosamente vai-se desbravando a terra húmida. É nas saídas de campo que se descobrem exemplares maravilhosos de cogumelos. Boletus edulis/pinophilus, Lactarius deliciosus, Pleurotus eryngii, Amanita Musacaria, entre outras espécies que podem ter tanto de belo como de mortífero. Lá diz o ditado, todos os cogumelos se podem comer, mas alguns só uma vez. Por isso é tão importante conhecer e dominar as virtudes do cogumelo, para que servem e níveis de toxicidade, explica Manuel.

Para lá das histórias encantadas, Manuel Moredo tem contacto com o mundo real dos cogumelos desde a infância na aldeia de Sampaio, altura em que a sua mãe apanhava cogumelos para cozinhar para a família. Lembra-se dos míscaros de esteva que cozinhavam numa sertã com azeite, ao lume da lareira. Passados tantos anos a partilhar histórias de cogumelos, Manuel elege um favorito - o boleto pinícola que em termos estéticos é lindo, além das suas qualidades gastronómicas. O sabor e a textura são tão ricos que ganha em ser cozinhado de forma simples.

Saiba mais sobre este projeto AQUI
Partilhar
Facebook Twitter Mais