manuela-polaroids

Arroz de Pote  (15 a 20 pessoas)

Ingredientes:

2 pernis médios de porco (1 pernil fumado e 1 pernil salgado)
1,5 kg de feijão branco seco (por demolhar) (4 tijelas)
300 gr de arroz carolino (1 tijela)
12 Lt água fria

Preparação:

Os pernis devem ser cozidos separadamente durante 10 minutos e repete-se este processo duas vezes de forma a retirar dos pernis o sabor a fumo e o excesso de sal.

Coloca-se o feijão, o arroz, os pernis no pote (panela de ferro fundido de 20lt), e coloca-se o pote no forno de lenha, sela-se o forno. Passadas cerca de catorze horas retira-se o pote do forno de lenha, rectificam-se o sal e a água e retiram-se os ossos do pernil e o arroz de pote está pronto a servir.

 

Manuela Malhado

O pote no centro de tudo

Manuela cresceu de roda das saias da mãe Natália. A matriarca da família não só transmitiu o sentido da responsabilidade, como o sentido de união e partilha. Foi sempre à mesa que a família se reuniu para partilhar momentos menos bons, como para festejar as coisas boas da vida. E assim continua a ser com a receita do Arroz de Pote. Originariamente, quando se cozia a broa, preparava-se o pote com o arroz que era colocado na ponta do forno. Quando a mãe de Manuela ficou viúva, a casa ficou sem homens e deixou-se de preparar o forno para a broa. A tradição do arroz perdeu-se. Durante 30 anos não se fez a receita até que Manuela a fez renascer dos seus sabores de infância. O Arroz de Pote é uma receita única desta família de Perre, em Viana do Castelo, que senta à mesa cerca de 20 pessoas e onde cabe sempre mais um.

Saiba mais sobre este projeto AQUI:
Partilhar
Facebook Twitter Mais