rosa-polaroids

Coelho à Rosa (receita para 4 pessoas)

Ingredientes:

coelho de 1,5 kg (aproximadamente)
1 dl Azeite
2 cebolas grandes,
4 dentes de alho,
1/2 lt vinho branco,
2 folhas de louro
1 malagueta
1 ramo de salsa
1 ramo de carqueja
1 pitada de pimentão doce
sal e pimenta.

Preparação:

Cortar previamente o coelho aos pedaços. Aquecer o azeite num tacho, deitar o coelho no azeite e deixar lourar, mexendo e deitar o sal. Depois adicionar a cebola, alho, pimentão, malagueta. Tapa-se o coelho depois de deitar o vinho branco, a carqueja e a salsa. Deixar cozinhar em lume brando e no final retifica os temperos.

Acompanhar com batata cozida e esparregado de nabo.

 

 

 

Rosa Neto

Uma Mão Cheia de Saudade

As saudades temperam a vida de doçura e de amargura mas das saudades da Rosa ficamos apenas com o travo doce na boca. A vida tem os seus reveses mas Rosa Neto dá a volta à vida com a sua bondade. Foi o que fez quando perdeu o seu trabalho de remalhadeira numa antiga fábrica têxtil em Manteigas, na Guarda, depois de 40 anos de dedicação. Deitou muitas lágrimas que se transformaram em saudades que ainda hoje sente.

São essas mesmas saudades que temperam o Coelho à Rosa, uma receita que aprendeu com a mãe. Uma de 13 filhos, Rosa, na infância, acompanhava a mãe na cozinha. Depois das caçadas do pai para alimentar a família, cozinhavam muitas vezes coelho. A passagem de testemunho da mãe para a filha, e as adaptações da receita, resultaram no que é hoje o Coelho à Rosa, famoso na família e no hotel onde trabalha atualmente.

 

Saiba mais sobre este projeto AQUI
Partilhar
Facebook Twitter Mais