sebastiao-polaroid

Favas com entrecosto assado (6 pessoas)

Ingredientes:

Para Entrecosto assado:

1,5 kg de  entrecosto gordo sem courato
1 limão
3 chili vermelho sem sementes
2 folhas de louro
4 dentes de alho 
sal q.b
pimenta q.b.
25 cl de vinho branco
1 dl de azeite virgem

Para as Favas:

1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 ramo de coentros
2 kg de favas (frescas e descongeladas)
sal
pimenta
1 dl de azeite
1 copo de vinho branco
1 chouriço tradicional
1 chouriço mouro
1 farinheira
água

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Numa assadeira colocar o vinho e a carne. Por cima da carne colocar as folhas de louro, o limão cortado às rodelas, o chili picado, e temperar com sal e pimenta a gosto. Regar bem com azeite e ir ao forno durante 1h30 minutos (baixando o forno para 170º).

Entretanto, numa caçarola fritar a cebola e o alho em azeite, colocar o louro e os talos dos coentros picados. Mexer bem e adicionar as favas e o vinho, e temperar com pouco sal. Colocar os chouriços, a farinheira (todos eles previamente picados com um garfo) acrescentando no final a água até tudo ficar submerso. Deixar cozinhar de tampa aberta e lentamente durante 40 minutos. Mexer bem. Retirar então os chouriços e a farinheira. À parte, desfaz-se a farinheira com um garfo, que volta ao tacho para engrossar o molho. Cortam-se os chouriços finamente e adicionam-se ao tacho novamente. Tapa-se até à hora de servir. No final picam-se as folhas dos coentros para salpicarem cada prato servido.

As favas acompanham o entrecosto.

 

Sebastião

O Nómada

Sebastião é um cozinheiro autodidata. Deixou o design e começou a trabalhar com tachos e panelas. Sentiu que a comida facilitava a comunicação e aproximava as pessoas. Começou, então, a cozinhar para amigos e para quem quisesse sentar-se a uma mesa bonita, em que os sabores são confecionados segundo a intuição e inspiração do momento. A partir daí, cada receita tratar-se-ia de uma história criada na altura para as pessoas para quem cozinhasse. Começou a saltitar de cozinha em cozinha para encantar com as suas receitas. A receita das favas foi o primeiro prato que comeu, ainda nem dentes tinha! Sebastião chorão com a fome que tinha foi finalmente consolado com favas. Mais crescido, descascar favas era a moeda de troca para poder ver mais um bocadinho de televisão. A receita de favas com entrecosto passou a ser uma história de infância que faz questão de continuar a partilhar com os amigos.

 

Saiba mais sobre este projeto AQUI
Partilhar
Facebook Twitter Mais