Como fazer a sua garrafeira

Provar

Como provar vinho

O vinho não se prova apenas com o paladar. Na verdade visão, olfacto e paladar são os sentidos envolvidos quando provamos um vinho.

Para que serve a Prova?
O objetivo da prova é avaliar o vinho e apesar de parecer complicado, de início, qualquer um pode realizá-la.

  1. Visão
    Comece por observar o vinho e perceba as nuances da cor. O exame à cor do vinho faz-se sobre um fundo branco. Um guardanapo, por exemplo serve na perfeição. Deve inclinar-se o copo para observar a variação cromática desde o "coração" até ao "bordo". A cor principal, nos vinhos tintos, estará presente no "coração" e a matiz do "bordo" indicará a evolução do vinho, desde matizes púrpura para os vinhos jovens a matizes atijoladas ganhas com a idade. Nos brancos, a cor varia entre o amarelo-palha e amarelo-esverdeado, citrino e o branco-água. Mais importante que a cor propriamente dita, é a adequação desta à idade do vinho.
  2. Olfacto
    Depois, leve o copo ao nariz e sinta os aromas que se libertam. Se quiser, mexa o copo ligeiramente de forma a estimular a libertação de outros aromas.
  3. Paladar
    Leve o copo à boca e beba um gole: o sabor é a combinação entre aquilo que o olfacto detectou e aquilo que é sentido pelo paladar. Na boca vai sentir a estrutura do vinho e a sua acidez.
tabua
Partilhar
Facebook Twitter Mais