A Região Vinícola do Tejo

Selecção de Enófilos DOC Do Tejo

Região caracterizada pelas suas férteis planícies à beira rio, as denominadas lezírias. São terrenos que o rio invade, alagando-os com frequência, o que os distingue de todas as outras regiões vitivínicolas. O clima sub-mediterrânico temperado, influenciado pela proximidade do rio, confere aos vinhos desta região uma identidade muito própria. Os vinhos do Tejo, brancos e tintos, são macios, aveludados e frutados revelando ainda um bom corpo.
Na ilustração combina-se a ondulação sincronizada já utilizada no rótulo do vinho do Douro (para salientar o factor Rio), com as linhas rectas já utilizadas nos rótulo dos vinhos do Alentejo (que remetem para planície/Lezíria).

mapa tejo
vinho-tejo-01

Selecção de Enófilos DOC Do Tejo Reserva tinto 2011

«Este Selecção de Enófilos Reserva, é elaborado a partir de uvas selecionadas das castas Tinta-Roriz, Syrah, Castelão, Alicante-Bouschet, que estagiam 4 meses separadamente em barricas de carvalho originando um vinho singular onde predominam notas de frutos do bosque, na boca é intenso e persistente, ótimo para acompanhar queijos e carnes assadas.» Martta Reis Simões - Enóloga

Tipo: Tinto
Castas: Tinta-Roriz, Syrah, Castelão, Alicante-Bouschet
Classificação: Vinho Doc Do Tejo Reserva

Enóloga: Martta Reis Simões

Vinificação: Após 2 dias de maceração pelicular a frio seguiu-se a fermentação com temperatura controlada a 23ºC. Após a fermentação maloláctica e o estágio parcial de 4 meses em barricas de carvalho americano, o lote final foi colado e filtrado antes do engarrafamento.

ANO DE COLHEITA: 2011

Teor Alcoólico: 13,5% vol.

Cor: Rubi carregado
Aroma: Limpo, notas de frutos vermelhos, especiarias, vegetal e ligeiro toque a madeira
Prova: Encorpado, redondo com taninos suaves
Final de Boca: Persistente
Gastronomia: Consumir a 16ºC - 18ºC, para acompanhar  queijos, salsicharia e carnes assadas no forno ou estufadas.

Partilhar
Facebook Twitter Mais