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legumes

Obesidade Infantil


Por: Lillian Barros

Segundo os últimos estudos, Portugal continua a ser um dos países da União Europeia com mais casos de excesso de peso infantil e obesidade. Para além de fatores genéticos, fatores comportamentais estão na causa destes números e por isso nós pais ainda vamos a tempo de tentar em conjunto e desde cedo mudarmos as tendências das estatísticas e melhorarmos a saúde dos nossos mais novos.

Crianças obesas serão futuros adultos doentes e, se nada fizermos, será a primeira vez na história em que as gerações futuras terão uma esperança média de vida inferior à dos seus pais. Erros cometidos que estão na sua base:

  • Baixo consumo de cereais integrais e fibra
  • Baixo consumo de frutas e vegetais
  • Elevado consumo de açúcar refinado
  • Elevado consumo de alimentos processados e comida rápida (“fast food”)
  • Elevado consumo de sal

 

 

Ideias para introduzir vegetais na alimentação das crianças


Muitos pais perdem a paciência ao fim de algumas tentativas e desistem de introduzir vegetais na alimentação dos mais pequenos.

A nossa vida que cada vez nos deixa menos tempo para estarmos em família, por vezes não nos dá espaço para a educação alimentar e persistência que os mais novos precisam!

É normal torcerem o nariz aos verdes, às saladas, às sopas aos legumes cozido quando apresentados na sua forma tradicional (por vezes mesmo antes de sequer experimentarem). Então e se inovássemos e conseguíssemos que estes vegetais, tão importantes na fase de desenvolvimento e crescimento das nossas crianças, tivessem um sabor muito mais agradável e os despertassem para o consumo sem castigo, nem birras, de mais vegetais na sua alimentação?

Veja estas ideias:

1. Utilizando formas metálicas faça divertidas espetadas de fruta fresca com formas de estrelas, corações ou luas

2. Senhora Dona Sopa: uma sopa colorida em que com iogurte natural desenhamos uma cara divertida e com ervas aromáticas fazemos o cabelo

3. Aproveite uma beterraba e faça uma sopa rosa de princesas

4. Com uma couve roxa, pode fazer uma sopa das bruxas fantasmagórica, sumo de frutas e vegetais (misturando a fruta preferida dos mais novos e folhas de espinafres e hortelã ou folhas de alface, curgete ou pepino)

5. Pratos, talheres e utensílios com desenhos apelativos

6. Fazer desenhos de caras e árvores com os legumes e alimentos no prato, contar uma história, entrar no mundo imaginário da criança e tornar tudo muito mais divertido.

7. Ambiente à mesa, dar o exemplo, partilhar, harmonia e paz

8. Gomas de gelatina

9. Gelado de banana congelada com frutos vermelhos e canela

10. Esparguete de curgete

11. Panquecas Verdes

12. Queques de fruta

 

estilo
frango

Tudo deve começar de pequeno


É fundamental não começar desde cedo a dar doces ou a adicionar açúcar aos alimentos como leite ou iogurte. Se habituarmos a criança a estes sabores, será muito mais difícil desvinculá-la mais tarde. É como connosco adultos... tudo uma questão de hábito.

O problema é que estamos a construir esse hábitos na fase da diversificação e da introdução de novos sabores. Deixe sempre que possível os doces para dias pontuais, dias de festa ou de aniversários.

 

Alternativas deliciosas


Sumo de frutas e vegetais podem ser formas alternativas de apresentarmos vegetais às crianças, com sabor apetecível e sem birras! Nestes sumos tento escolher frutas um pouco mais doces e energéticas, para evitar a necessidade de adição de açúcar e treinar o paladar da criança para sabores mais naturais.


Se o seu filho não come vegetais, recusa a sopa à hora do jantar ou faz cara feia sempre que a salada vem para a mesa, estes sumos podem ser uma excelente alternativa de mascarar sabores e, de uma forma divertida, adicionar estes alimentos fundamentais nas diferentes fases do desenvolvimento.

frango
frango

Alimentos que camuflam


Normalmente as crianças apreciam o sabor específico e suave de determinados alimentos como a banana, morango, pera, maçã, laranja ou até mesmo a canela. Estes e outros ingredientes podem ser utilizados para camuflar o sabor, a textura e a própria existência dos restantes ingredientes que, regra geral, não fazem as delícias da maioria das crianças.


Lembre-se que as crianças muitas vezes recusam sabores novos, e por isso é importante ir inovando pouco a pouco. Aconselho sempre que possível a triturar muito bem todos os ingredientes para obter uma textura o mais homogénea possível e sem grumos. Inicialmente aposte na sua fruta preferida, assim como na conjugação de sabores ténues ou pouco intensos.


A forma de servir e apresentar os alimentos às crianças também influencia bastante a forma como a refeição é apreendida. Não se esqueça que as crianças gostam de brincar, de se divertir e acima de tudo de imaginar. Aproveite e utilize palhinhas coloridas com cores fortes, apresenta o sumo em camadas de diferentes cores, utilize recipientes originais, copos diferentes ou aproveite para criar uma história associada ao sumo. 

Agora basta inovar e experimentar lá em casa!

 

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