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Saúde

PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL


O inverno convida a uma alimentação com mais gordura e hidratos de carbono. Assiste-se, inclusive, a um consumo mais elevado de açúcar. A juntar ao pão, massas, cereais, batatas, queijos, entre outros alimentos que se ingerem com mais frequência, nota-se ainda uma redução da prática de atividade física. É que o frio que se faz sentir leva-nos a ficar mais dentro de portas, debaixo de cobertores, mantas, edredões, a usufruir de uma boa lareira ou de um ar condicionado.

Na primavera o caso muda de figura. É portanto a altura ideal para recuperar ou adotar de vez uma dieta mais saudável e leve, com o bónus de poder ajudar a perder o peso que, como se disse, pode ter ganho no inverno.

Recomendamos para isso oito alimentos saudáveis. 

  • ESPARGOS
    São um dos vegetais mais ricos em proteínas e vitaminas. Têm propriedades diuréticas e melhoram a digestão. São ricos em ácido fólico e antioxidantes, combatem o colesterol e aumentam a líbido. É um alimento excelente para quem quer emagrecer!

  • CENOURA
    Rica em vitamina A, sendo também uma boa fonte de vitamina C e de outras vitaminas, a cenoura faz bem à pele, ao cabelo, às unhas e aos olhos. Alguns estudos apontam ainda a redução das hipóteses do aparecimento de determinados cancros entre os benefícios, que incluem ainda vantagens para o sistema cardiovascular. É pouco calórica.

  • BRÓCOLOS
    Outro vegetal incontornável para quem está a fazer dieta. São ricos em cálcio, vitamina A, B, C e E, potássio e ferro. Sendo considerados um super alimento, previnem alguns tipos de doenças, como o cancro, e combatem níveis elevados de colesterol.

  • ALCACHOFRA
    Trata-se de uma planta disponível na primavera e no outono. É rica em ácido fólico, vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, além de ajudar a emagrecer e a combater o colesterol.
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  • SALMÃO
    Pelo que já se disse pode estar a pensar que os únicos alimentos que deve consumir nesta primavera são vegetais ou plantas. De todo! O salmão, rico em gorduras boas, é indispensável. Acompanha bem brócolos, espargos, cenouras, alcachofras ou espinafres, outros legumes e não só.

  • CARNE BRANCA
    Frango, peru e pato são igualmente boas escolhas para acompanhar vegetais e legumes. Podem ser salteados ou cozidos, proporcionando um excelente prato principal. Para a carne grelhada ou assada, basta ter uma boa receita. Se não é perito na matéria, não faltam receitas deliciosas no mundo online.

  • NOZES
    Começamos pelo lado mau: são altamente calóricas. Não desista de ler. Já vai perceber porquê. Em contrapartida, são dos alimentos mais saudáveis que há – ricas em ómega 3, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e magnésio. Segundo vários estudos, previnem alguns cancros, como o da mama e o da próstata, e doenças cardiovasculares. Ajudam também a controlar os níveis de glicemia. Convém ainda dizer que as suas propriedades diminuem a depressão e aumentam o bom humor.

  • MORANGOS
    Além dos benefícios nutricionais que este fruto dá ao corpo, não é excelente poder comer morangos frescos e maduros nos dias mais quentes da primavera?
FATORES-CHAVE:
disciplina e concentração

São as duas condições essenciais para uma vida mais saudável nesta e em qualquer outra estação do ano.

  • Espere cinco minutos antes de agarrar ou de comprar um bolo para comer.
  • Repense e procure alternativas mais saudáveis que o vão saciar por mais tempo.
  • Opte por plantar ervas aromáticas, no jardim ou dentro de casa, em pequenos vasos. São um ótimo substituto dos temperos artificiais ou até mesmo do sal. Aproveite-as para dar um novo sabor às refeições que sobraram do jantar e que podem ser levadas na marmita para o dia seguinte. 
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Imagem Viciados em caminhadas

Viciados em caminhadas

Por razões de saúde, ou simplesmente pelo convívio, são muitos os que saem de casa para caminhar.

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