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Resoluções

NOVAS RESOLUÇÕES


A acompanhar esta renovação de ano, estão ainda à espreita as novas resoluções do ano, nem sempre fáceis de pôr em prática. Fazer mais exercício físico, comer melhor, deixar de fumar...

Mudar de hábitos pode ser bem mais difícil do que pensamos inicialmente, sobretudo se implicar mudanças mais radicais, mas não perca a motivação! Há boas razões para seguir estes cinco conselhos.

 

VER MAIS, SENTIR MAIS


Se há ensinamento que retiramos de 2020 é que a saúde mental tem tanto valor quanto a saúde física. Aceitar novos desafios, aproveitar as oportunidades para visitar novos lugares, fugir da rotina são formas de se conectar com o mundo e com o que o rodeia.

Em 2021, divirta-se, passe mais tempo com a família e com os amigos – dentro dos limites seguros e aconselhados no decorrer do ano. Viva e sinta mais. Lembre-se que uma boa conversa pode fazer milagres e existem muitas formas de se conectar digitalmente.

Sentir mais
Mexa-se

BOA SAÚDE, BOAS MEXIDAS


O exercício físico promove o aumento da massa óssea, melhora a função imunitária, ajuda na prevenção da osteoporose, retarda os efeitos do envelhecimento, aumenta a sensação de bem-estar... Os benefícios de se mexer são irrefutáveis! Além disso, ajudam a manter um peso corporal adequado e podem ajudar a reverter algumas das doenças crónicas associadas ao sedentarismo.

O exercício é também ótimo para libertar a tensão! Dedique, no mínimo, 30 minutos do dia à prática de exercício físico. Pode ser tão leve quanto uma caminhada, por exemplo. Faça-o quatro ou mais dias por semana. Da próxima vez que vir um elevador, procure as escadas como alternativa para subir e descer. E, sempre que tiver oportunidade, desloque-se a pé!

 

BONS HÁBITOS, BOM PÃO


Por norma, a dieta mediterrânica é considerada das melhores dietas que se pode praticar à mesa. No entanto, apesar de boa na teoria, na prática pode dar aso a uma alimentação pesada e muito rica em gordura – com maus hábitos alimentares, privilégio de alimentos mais calóricos, preparados com elevado nível de açúcares e de gorduras saturadas, refeições excessivamente salgadas... É preciso ter alguns cuidados mesmo com a dieta mediterrânica e pensar mais na qualidade dos alimentos e não tanto na quantidade.

Uma alimentação saudável é essencialmente uma alimentação equilibrada, onde há lugar para tudo, mas sempre com moderação e preferindo as alternativas mais saudáveis. Em 2021, entre no desafio de introduzir na alimentação diária alimentos que não consumimos com a regularidade desejada. No dia a dia, dê lugar a alimentos mais saudáveis em vez de alimentos menos nutritivos. Reserve os doces e salgados para as ocasiões especiais.

Bons habitos
Sem fumo

MAIS VONTADE, MENOS FUMO


Força de vontade é a pedra mais importante para construir este castelo. Sem ela, não há fundação que aguente. Fumar aumenta o risco de vários tipos de cancro, contribui para o aumento do mau colesterol e para a redução do bom, potenciando o desenvolvimento da hipertensão arterial.

Para ajudar, pode recorrer à acupunctura, a pastilhas de nicotina, plantas calmantes, vitaminas e outros métodos. Faça-o sempre sob supervisão médica!

 

MAIS SERENIDADE, MENOS STRESS


Sabia que uma atitude positiva pode ser, muitas vezes, a ajuda de que precisava para a resolução dos problemas? Tão simples quanto isto. Reserve alguns minutos do dia para uma atividade que lhe dê prazer. Aprenda técnicas de relaxamento e de gestão da ansiedade, como a prática de ioga ou meditação. Faça a organização do dia ou da semana, defina prioridades e delegue tarefas. Nunca deixe o sono fora da lista! Dormir é essencial para recarregar energias.

Portugal
Beber àgua

CINCO DICAS PARA MANTER UM PESO SAUDÁVEL DURANTE TODO O ANO


  1. Não dispense o pequeno-almoço. Deve começar o dia com uma refeição completa, com laticínios ou alternativas vegetais, alguns hidratos de carbono complexos, proteína e fruta.

  2. Prepare refeições para comer ao longo do dia com moderação e variedade. Deve comer entre cinco e seis vezes ao dia. Privilegie as fibras e as proteínas em todas as refeições.

  3. Mantenha uma boa hidratação. Beba água durante todo o dia, podendo ainda optar por chás e infusões naturais sem açúcar.

  4. Pratique regularmente alguma atividade física.

  5. Durma as horas diárias recomendadas e aprenda a fazer a gestão do stress.

 

Dicas práticas

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