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RUNNING

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Correr faz bem, mas não é fácil começar. Há a preguiça, o comodismo e as desculpas para adiar. No início custa muito, mas passadas algumas semanas torna-se mais fácil e divertido.

  • Comece por caminhar
    Na primeira semana caminhe duas ou três vezes, durante 20 ou 25 minutos. Na semana seguinte, aumente o número de vezes e tente correr durante 25 ou 30 minutos. Se quiser, mantenha esta rotina durante mais uma ou duas semanas.

  • Preparada para começar a correr
    Faça-o de forma gradual. Mantenha o ritmo de duas a três vezes por semana. Caminhe nos primeiros 10 minutos, e depois alterne entre a corrida e a caminhada. Corra devagar durante um minuto (ou 30 segundos) e caminhe durante dois minutos. Repita, durante 10 a 15 minutos. Depois, caminhe mais 10 minutos e repita a rotina anterior. Mantenha esta rotina durante duas a três semanas.

  • Aumente o tempo de corrida
    Mantenha a rotina do ponto anterior, mas aumente o tempo de corrida para um minuto e meio, com um período igual a caminhar. Aos poucos, aumente o tempo de corrida e diminua o tempo a caminhar. Pode sempre diminuir o tempo de corrida, e aumentar apenas na medida em que se sente confortável.

  • Nove treinos é o objetivo!
    Assim que concretizar o ponto 3, torna-se mais fácil. Os primeiros nove treinos podem ser difíceis, mas não desista! A partir das nove corridas ao ritmo do ponto 3, experimente correr, com intervalos a caminhar pouco frequentes.

  • Leve a corrida ao próximo nível
    Se chegou aqui, considere-se um “runner”. Esteja à vontade para intervalar a corrida com caminhada. Alguns maratonistas são conhecidos por fazerem intervalos a andar. Correm durante 10 minutos e caminham durante um minuto. Eventualmente, deixará de precisar de fazer intervalos a andar.

  • A partir de agora “invente”!
    Pode aumentar gradualmente o tempo de corrida. Se conseguir correr durante 30-40 minutos seguidos, três ou quatro vezes por semana, conseguirá terminar uma corrida de 5 km. Inscreva-se numa! Alterne entre correr sozinho e acompanhado, ou em grupo.
    Descubra novos caminhos. Se for necessário, pegue no carro e vá correr para outras zonas.

BENEFÍCIOS DA CORRIDA


  • Mais saúde a custo zero.
    Correr é uma forma simples e barata de fazer exercício.

  • Comer melhor.
    Quando começar, vai perceber que a comida é o “combustível” para correr. E aquilo que habitualmente come não é a melhor solução. Por isso, é natural que comece a fazer uma alimentação mais adequada e saudável.

  • Vai deixar de fumar.
    Se for fumadora, e levar a corrida a sério, ao fim de algumas semanas, terá vontade de deixar de fumar, até porque isso deixará de fazer parte do seu estilo de vida.

  • Momento só seu.
    Correr é uma forma de ter um tempo apenas para si, para pensar e sentir-se tranquila.

  • Muita diversão!
    A partir do momento que consiga correr o suficiente para participar numa corrida, vai ver que são muito divertidas. A camaradagem entre participantes é muita.
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Imagem Viciados em caminhadas

Viciados em caminhadas

Por razões de saúde, ou simplesmente pelo convívio, são muitos os que saem de casa para caminhar.

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