Reunir à Mesa
Juntar todos à mesa tem inúmeras vantagens. Estudos provam que os mais novos ganham hábitos de vida mais saudáveis e têm melhor desempenho escolar.
A vida é uma lufa-lufa diária. Os pequenos-almoços são tomados à pressa, enquanto veste uma camisa e ajuda o filho mais novo a lavar os dentes, e os jantares, muitas vezes, são servidos em vários locais da casa – no quarto dos adolescentes, em frente à televisão da sala para os mais novos e na cozinha para os pais. Os momentos em que junta a família à volta de uma mesa são cada vez mais escassos e todos perdem com isso, sobretudo os mais jovens.
Crianças que fazem pelo menos cinco refeições semanais com a família:
- Menor risco de desenvolver maus hábitos alimentares e problemas de peso
- Mais probabilidades de levar uma vida equilibrada e feliz
- Melhor desempenho escolar
- Hábitos alimentares mais saudáveis
- Comem mais fruta, vegetais, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e menos comida de pacote.
Além de aprenderem ferramentas sociais muito importantes, como:
- conduzir conversas
- escutar
- resolver conflitos
- alcançar compromissos
- observar boas maneiras.
Universidade de Columbia, Estados Unidos
Todos sabemos que os adolescentes apreciam tanto os momentos em família como terem de arrumar o quarto, mas a presença de todos à mesa permite aos pais tentar saber o que se passou ao longo do dia, perceber que problemas os preocupam e quem são e o que pensam os amigos mais chegados. O facto de terem pais que arranjam tempo para os escutar dá mais segurança aos adolescentes e reduz as probabilidades de se meterem em problemas.
Vale a pena recuperar este ritual do tempo da sua infância, porque todos ficam a ganhar.
FACILITADORES DO DIÁLOGO
- Mantenha a televisão desligada. O objetivo é que falem sobre as vossas vidas e não que estejam presos à novela ou ao que aconteceu no mundo. Isso fica para discutir mais tarde, com os que têm idade para essas conversas.
- Partilhem histórias. Cada elemento da família deve contar algo que lhe tenha acontecido durante o dia. Os pais também estão incluídos e é uma boa forma de os mais novos entenderem algumas coisas da vida dos adultos.
- Evite discussões. Mesmo que o seu filho partilhe algo com que não concorde, tente abordar o assunto de uma forma pedagógica e não com gritos, castigos ou grandes lições de moral. Se for necessário, fale com ele mais tarde, em privado.
- Falem sobre o futuro. É a altura ideal para discutirem ideias para programas no fim de semana e nas férias, mas também para partilharem o que vai acontecer de especial na vida de cada um no dia seguinte.
Diminua o desperdício alimentar
Reduzir este desperdício é urgente para tornar o planeta um mundo melhor.
A Importância dos Tempos Livres
O quotidiano oferece várias oportunidades para conviver com a sua família. Basta saber aproveitá-las.