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Divino Mel

MUITO MAIS QUE UM DOCE SABOR


As referências históricas datam de há milhares e milhares de anos. Egípcios e gregos referiam-se ao mel como sagrado, contando-se ainda alusões bíblicas e notas de ter sido usado como moeda de pagamento de impostos. Reconhecido, sobretudo, como adoçante natural, o mel é muito mais do que um doce.

CALORIAS COM SUSTENTO


O mel é um substituto do açúcar, constituído em 75% por hidratos de carbono, é verdade, mas também composto por água (20%), por minerais – cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros –, por metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (como o acético ou o cítrico) e por um conjunto de vitaminas do complexo B e por vitaminas C, D e E. Além disso, possui ainda um teor considerável de antioxidantes.

CALORIAS DO MEL
DIFERENTES TIPOS DE MEL

DIFERENTES TIPOS DE MEL, DIFERENTES FUNÇÕES


Sabia que existem vários tipos de mel? Tudo depende da variedade de plantas de onde é extraído o néctar e da localização geográfica das plantações. Isto quer dizer que o mel não é todo igual e pode, por isso, apresenta consistências e cores diferentes. Existem:

  • Mel de acácia
  • Mel de rosmaninho
  • Mel de tomilho
  • Mel de flor-de-laranjeira
  • Mel de pinheiro

Em Portugal, é possível encontrar ao longo do País diversos tipos de mel monofloral:

  • Castanheiro (aroma forte e picante)
  • Rosmaninho (aroma floral intenso)
  • Urze (aroma outonal) são os mais representativos

Na doçaria única portuguesa, o mel é um dos principais integrantes:

  • O pudim de mel de Monchique é uma receita do Sul que já conquistou muitos. Quem ainda não experimentou, não sabe o que está a perder.
  • Já a broa de mel é uma delícia abundante na mesa de Natal.
  • Sem falar no bolo de mel da Madeira, o doce mais famoso da ilha.

Ao recolherem o néctar de uma só flor, as abelhas dão origem a um mel com características próprias das plantas de onde foi recolhida a matéria-prima, o que faz com que os benefícios das plantas sejam transportados para o produto final.

  • Quem sofre de insónias beneficia especialmente do mel de tília.
  • Já quem tem problemas digestivos, deve escolher um mel de flor-de-laranjeira, que tem também propriedades calmantes.
  • O mel de eucalipto é usado pelas propriedades peitorais e balsâmicas.

 

SEMPRE EM DOSE MODERADA


Não se esqueça que, por ser um “primo” do açúcar, o mel é altamente calórico e com alto teor de açúcares simples, de digestão rápida. Isto significa que funciona como uma fonte de energia brusca, mas fugaz. É recomendado em casos de fadiga e stress e, graças às propriedades antisséticas e antibióticas, pode ser usado para ajudar a curar gripes, dores de garganta, tosse, ou ajudar a cicatrizar e a prevenir infeções em feridas e queimaduras superficiais… mas cuidado! Não exagere no consumo. É altamente desaconselhado a diabéticos e a crianças com menos de 1 ano.

SABIA QUE... 

Uma colher de sopa de mel tem cerca de 64 calorias e 17 gramas de açúcar. Apesar de ser uma fonte natural de adoçante, com múltiplos benefícios, deve ser consumido com moderação. 

Dosagem para consumo do mel

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Diga não ao sedentarismo

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